Farma Questões

Participe do nosso site e aguce seus conhecimentos!

Responda as questões propostas abaixo, e se preferir, baixe  o gabarito através do Link ao final da página.
 
Você também pode enviar perguntas/respostas para serem publicadas no site,  enviando seu e-mail para marcelo@farmacologiamolecular.com.br. Participe! (Será citada a fonte).

Questão 01 – A isoniazida é um dos fármacos utilizados no tratamento da tuberculose. Comumente, a vitamina B6 é indicada como seu coadjuvante.
Qual é o motivo para essa prática?
(da)

Questão 02 - Porque o ácido clavulânico é um coadjuvante das penicilinas em algumas formulações? (dg)

Questão 03 – Qual é o mecanismo de ação da estreptomicina e outros agentes aminoglicosídeos? (dm)

Questão 04 – Uma paciente de 70 anos de idade, hospitalizada e realizando tratamento de pneumonia com antibiótico endovenoso, desenvolveu diarréia. O resultado do exame de fezes deu positivo para toxina de Clostridium difficile. Qual seria o fármaco de escolha para o tratamento dessa nova infecção? (dp)

Questão 05 – No que consiste o mecanismo de ação da cloroquina no tratamento da malária por Plasmodium falciparum? (p+)

Questão 06 – Um homem de 45 anos, que há cinco anos utiliza antiácidos contendo cálcio (Ca++) e magnésio (Mg++) para úlcera péptica, desenvolve uma bronquite aguda com produção de escarro. Qual antibiótico de amplo espectro não deveria ser administrado juntamente com os antiácidos? Por quê? (gg)

Questão 07 – A administração do metotrexato, um agente antimetabolito, pode causar plaquetopenia como efeito adverso. Qual agente deve ser ministrado como contraposição à toxicidade do metotrexato? (jw)

Questão 08 – Qual é o mecanismo de ação proposto para os alcalóides da vinca? (jW)

Questão 09 – Um paciente de 75 anos de idade com ICC apresenta dificuldades respiratórias ao realizar pequenos exercícios de locomoção. Digoxina é ministrada a fim de melhorar a contratilidade do músculo cardíaco. Em duas semanas, o paciente apresenta uma melhora marcante nos sintomas. Qual seria a ação celular da digoxina responsável por essa melhora? (pa)

Questão 10 – Uma paciente de 59 anos de idade com ICC é tratada com furosemida. Qual é o mecanismo primário de ação dessa droga? (pa)

Questão 11 – Qual é a classe de fármaco que reduz o colesterol sanguíneo devido ao fato de inibir a síntese do colesterol ao bloquear a 3-hidroxi-3-metilglutaril-coenzima A (HMG-CoA)? (pd)

Questão 12 – Que tipo de interação medicamentosa pode ocorrer quando são administrados ao paciente, concomitantemente, sinvastatina e colestiramina? (pg)

Questão 13 – O ácido nicotínico quando administrado em doses elevadas para o tratamento de hiperlipoproteinemia produz vermelhidão cutânea. De que resulta esse efeito vasodilatador? (pj)

Questão 14 – Qual é o agente de eleição para combater uma overdose de digitálicos? (PP)

Questão 15 – Uma paciente de 56 anos de idade com trombose venosa profunda recebe simultaneamente uma dose de heparina e gotejamento com heparina. Trinta minutos mais tarde, a paciente apresenta sangramento profuso do sítio endovenoso. A heparina é interrompida, mas o sangramento persiste. Você decide por adotar protamina como forma de reverter o efeito adverso da heparina. Qual é o mecanismo de ação da protamina? (t+)

Questão 16 – Quais sintomas podem aparecer em um paciente que faz uso contínuo do anti-hipertensivo Clonidina, se porventura o paciente deixar de tomar a medicação, abruptamente, por dois dias consecutivos? (ta)

Questão 17 – Acatisia, síndrome Parkinsonítica, galactorréia e amenorréia são efeitos colaterais da perfenazina. Qual é a razão para o aparecimento desses sintomas? (oo+oo)

Questão 18 – Porque a carbidopa é recomenda no tratamento da doença de Parkinson? (oo+a)

Questão 19 – Qual é o efeito adverso mais comum dos antidepressivos tricíclicos? (oo+d)

Questão 20 – Um homem de 36 anos, usuário de heroína, é encaminhado ao posto de atendimento em função de dificuldades de acordar. O exame clínico acusa respiração superficial e pupilas em “cabeça de alfinete”. Com a administração de naloxona, o paciente acorda. Qual dos subtipos de receptores opióides que se liga à naloxona é responsável pela reversão da depressão respiratória e da miose? (oo+g)


GABARITO_DAS_QUESTOES.pdf


 
 
  Site Map